A visão que se costuma ter de um líder é daquele profissional que tem uma visão global do negócio, entende todos os processos e como eles se complementam na estrutura da empresa e sempre encontra o melhor caminho para a organização. Encontrar a pessoa certa para um cargo de liderança pode ser desafiador e mais difícil ainda é formar um bom líder. O mercado, antes acostumado a selecionar líderes pela valorização das competências e conhecimento técnico, deverá sofrer uma mudança em que o perfil mais generalista e com capacidades emocionais, comportamentais e de personalidade estará em destaque. Mas como fazer isso?

Uma das chaves do Programa Empresa Consciente é trabalhar o lado emocional e comportamental do colaborador durante toda sua permanência na empresa. Sim, conhecimento técnico sólido da área de atuação é de suma importância para a contratação, mas o alinhamento deste profissional aos valores e ambições do cargo e da organização são fundamentais. Após encontrar esse profissional vem a parte mais desafiadora, mantê-lo. Neste sentido, o constante feedback, tanto de resultados quanto comportamental, é a principal ferramenta para a sua evolução. A partir deste coaching, o profissional percebe quais competências ainda precisa desenvolver para melhorar seu desempenho e da sua equipe na organização, além da visão de como todas as áreas da empresa se complementam, da sua responsabilidade dentro deste ecossistema e da necessidade de fazer uma gestão dos seus subordinados com entendimento emocional e empatia.

O Programa Empresa Consciente se preocupa com a identificação e controle da evolução profissional dos colaboradores que queiram se tornar lideres, porém, é necessário que se crie um ambiente favorável ao desenvolvimento de competências emocionais, comportamentais e visão de resultados próprias para os cargos de liderança.

Um erro comum em muitas empresas é confundir o status pessoal de um colaborador com a sua competência para liderar. Um familiar ou amigo próximo pode ser um grande interessado no crescimento da empresa, mas sem uma formação adequada dificilmente será um bom líder. E sem uma cabeça boa, é difícil o corpo sobreviver. Assim, o novo líder deverá ter total objetividade nas relações, critérios técnicos para contratação e estratégias eficazes para formação e evolução da equipe.

Venha conhecer como nosso programa ajudará a sua organização a formar os melhores líderes!

https://ayty.rds.land/programa-empresa-consciente