Select Page

Um dos segredos para a produtividade é se manter sempre antenado. Aprender a gerenciar o tempo para colocar a leitura em dia e ganhar conhecimentos é essencial para quem busca crescer profissionalmente. Porém, é preciso não se limitar à área de atuação e investir também no aprendizado de como se tornar mais eficaz no dia a dia. Atualmente existem dezenas de livros que trazem como principal tema a produtividade e que trazem, de forma simplificada, como criar bons hábitos na vida pessoal e profissional. Conheça cinco que você não pode deixar fora da sua cabeceira: 

Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso 

As palavras “Foco” e “Sucesso” têm muito em comum. Pesquisas reunidas pelo autor Daniel Coleman mostram que trabalhar com atenção é o passo número zero para conseguir alcançar as suas metas, seja nos estudos, no trabalho ou em qualquer plano da vida pessoal. 

O autor aponta que o nosso foco é como um músculo que ganha força ao ser exercitado, mas que da mesma forma, atrofia caso não seja utilizado. Em uma época de celulares com notificações a cada minuto e diversas redes sociais a tirarem a nossa atenção a todo instante, este é um guia imperdível para começar seus exercícios! 

O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios 

Já se perguntou o motivo de fazer as coisas como você faz? De colocar o arroz sobre o feijão a não conseguir ter disciplina para se manter na academia, tudo na nossa vida é culpa de anos de hábitos aprendidos desde a infância, que vamos repetindo e se tornam parte de nós. Alguns bons, outros nem tanto. 

Esta é a teoria defendida por Charles Duhigg neste best-seller que ficou por meses na lista dos mais vendidos. Mas além de te explicar como a sua vida é feita de hábitos, o autor também mostra que é possível modificá-los para se tornar mais produtivo. 

Os 12 hábitos das pessoas altamente produtivas: aprenda a produzir mais, sem stress e em menos tempo 

Ser produtivo significa trabalhar mais? Segundo o autor Rogerio Job, de maneira nenhuma! Apesar do título longo, o livro é sucinto e rápido, mostrando em passos simples como hábitos diários podem transformar a nossa produtividade, nos fazendo produzir mais em menos tempo.  

O segredo, segundo ele, é organização e otimização do tempo. Para isso, separou o aprendizado em 12 lições que são o caminho das pedras para alcançar os objetivos no trabalho e na vida pessoal com mais assertividade e menos stress. 

A arte de fazer acontecer: estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse 

Planejamento e método são duas importantes raízes para quem busca ser produtivo. A partir de três décadas de pesquisas, David Allen reuniu diversas práticas que tornam o dia a dia profissional mais dinâmico e menos estressante. 

Segundo o autor, são necessárias algumas estratégias para fazer o trabalho fluir de forma mais suave, como aplicar a chamada “Regra de dois minutos” (fazer, delegar, adiar ou jogar fora), sempre reavaliar metas de longo prazo, controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho e até aprender a se desapegar de coisas menos urgentes. Dentro de cada um dos temas o autor traz técnicas e reflexões práticas que podem ser aplicadas pelo leitor no seu próprio cotidiano e obter grandes resultados.