Dificilmente buscamos o desenvolvimento emocional com a mesma intensidade que buscamos o desenvolvimento intelectual. Por este motivo, a ansiedade, stress, depressão e outros transtornos mentais fazem parte da nossa rotina. 

Hoje, a ansiedade e a depressão já são consideradas como as causas mais incapacitantes do mercado de trabalho e principais motivos de absenteísmo e abandono de emprego em uma sociedade que precisa melhorar sua produtividade. 

Um outro fator é que os profissionais nas empresas, principalmente os que ocupam cargos de liderança, vivem 100% do tempo submetidos às pressões do cotidiano e são cobrados por resultados. É preciso entregar sempre um pouco mais e, muitas vezes, sem saber o que terá em retorno. 

Até a década de 1920 era considerado “inteligência”, para efeitos acadêmicos, o resultado do teste de QI. De lá para cá, principalmente após os anos 80, estudiosos definiram que o ser humano tem uma série de diferentes “inteligências”, entre elas a emocional, que hoje é definida por um conjunto de competências, como empatia, auto percepção, auto-controle, habilidades sociais e motivação. Junto à inteligência “tradicional”, essas habilidades são essenciais para a produtividade no dia a dia e é papel da empresa e dos seus líderes desenvolvê-las com os seus colaboradores. Mas como alcançar este resultado? 

Uma palavra: consciência 

Por acreditar que o diferencial competitivo das empresas está no seu capital humano e que o RH é uma das áreas mais importantes, o Grupo 5A criou o Programa Empresa Consciente, que trabalha todas as questões internas que afetam diretamente a produtividade das organizações. O sistema se baseia no princípio de que tudo começa na gestão das pessoas, mais especificamente dos talentos e lideranças dentro das empresas, colocando a pessoa certa no lugar certo e criando políticas para reter este talento na empresa durante o período em que as expectativas estejam alinhadas. 

Um dos pilares da retenção dos talentos é dar qualidade de vida ao colaborador, prevenindo o surgimento de ansiedades e transtornos que impactem o seu dia a dia.  Entre as iniciativas do programa estão a criação, dentro da empresa, do Espaço Viva Consciente, com ambientes para proporcionar equilíbrio emocional e descompressão dos colaboradores, que podem praticar atividades para diminuir o stress, durante o expediente, realizam exercícios de “mindfulness”, uma técnica que auxilia a manter a atenção plena no momento presente. O local também conta com profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas e nutricionistas, com sessões de massagem e consultas para planos de atividade física e alimentação saudável. Aplicadas na própria estrutura operacional do Grupo 5A, que conta com mais de 150 colaboradores, essas iniciativas reduziram o nível de absenteísmo em mais de 30% em um ano. 

Conheça o Programa Empresa Consciente e leve mais qualidade de vida e produtividade para a sua organização.