Celular, redes sociais, aquele problema pessoal que ficamos mastigando o dia todo. São muitas as distrações que tiram a produtividade do colaborador no dia a dia. Pesquisas internacionais mostram que equilíbrio emocional e foco são determinantes para um bom rendimento no trabalho e desde os anos 70 as empresas têm investido em estudos e técnicas para o aumento da concentração. Uma das bases do Programa Empresa Consciente é exatamente aplicar o mindfulness (como é conhecido o conjunto de técnicas de atenção plena nos EUA) para possibilitar ao colaborador render mais tanto no expediente quanto na sua vida pessoal.

Meditação, respiração e tranquilidade

As bases do mindfullness estão em técnicas budistas de meditação e respiração que datam de mais de dois mil anos. Ao longo do tempo, o estudo evoluiu para ser praticado não só por monges, mas para pessoas comuns que buscam mais qualidade de vida. Hoje é possível encontrar uma extensa lista de livros sobre como aplicar as técnicas no seu dia a dia e a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) conta com um Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde, que oferece atendimento para os interessados no tema. No entanto, programas como o Empresa Consciente levam este estudo diretamente ao horário de trabalho dos colaboradores, trazendo ainda mais efetividade para a prática em ambiente profissional.

No Grupo 5A, por exemplo, são realizadas semanalmente, durante o horário de trabalho, palestras e vivências que ensinam técnicas de atenção plena. “O objetivo é parar um pouco o tempo, deixar as preocupações de lado e focar na respiração, alcançando um estado de tranquilidade emocional que aos poucos libera a mente do colaborador para focar inteiramente nas suas tarefas. Os encontros acontecem no Espaço Viva Consciente e trazem um clima relaxante, com músicas suaves. Porém, a ideia é que os participantes também repliquem as técnicas durante o expediente sempre que for necessária uma ‘limpeza’ emocional”, conta Ivone Boldrini, responsável pela área de RH do grupo 5A e coordenadora dos treinamentos em mindfulness do Programa Empresa Consciente.

Quer conhecer como seus colaboradores podem ter mais qualidade de vida e produtividade no dia a dia? Conheça o Programa Empresa Consciente!