Select Page

Economia volátil, concorrência acirrada, câmbio desfavorável… Muitos são os motivos que roubam o sono do administrador atualmente, mas em um cenário como este vale a máxima: você – sua empresa – está fazendo tudo que poderia para sair vencedora das adversidades? Se o cenário externo é muitas vezes imprevisível e incontrolável, há muito que pode ser feito da porta para dentro. As empresas do Grupo 5A transformam empresas a partir de três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Deles, o capital humano é o mais importante ativo das empresas, embora muitas vezes negligenciado. Contar com profissionais comprometidos e motivados pode ser a chave para não perder o rumo nas águas turbulentas dos tempos de crise. Mas como contar com uma equipe de alta performance e produtividade?  

Da contratação à retenção, alguns detalhes são essenciais. Primeiro: como funciona o processo seletivo da sua empresa? Contar com o colaborador certo para cada posição é um dos diferenciais das empresas produtivas. Neste sentido, devem ser observados tanto as qualificações formais – escolaridade, formação técnica e experiência compatíveis com o cargo -, quanto emocionais: ambição do candidato em relação ao cargo e salário oferecidos, suas aspirações de carreira, capacidade para liderar, se a posição exige. Enfim, o conjunto de qualidades adequado ao que se espera daquele profissional. Neste ponto, objetividade nas relações é fundamental: um grande amigo ou parente não necessariamente é o mais qualificado para uma posição e negligenciar isso em nome de um relacionamento pessoal pode ser prejudicial para o negócio.  

Tão importante quanto saber contratar é conseguir reter este talento enquanto as expectativas dele estiverem alinhadas às da empresa. Quais são as ferramentas de meritocracia que a sua empresa oferece? Existe um programa de crescimento, qualificação ou até reciclagem para os profissionais? Como anda o clima organizacional da sua equipe? Estão motivados? Existe um programa que aposte na qualidade de vida? 

Se não souber a resposta ou ela for negativa é importante pensar em uma reprogramação da relação da sua empresa com a equipe. Diversos estudos já comprovam que profissionais motivados e focados são o diferencial de qualquer empresa competitiva. Para isso, programas como o Empresa Consciente, do Grupo 5A, disponibilizam diferentes ferramentas para a retenção e qualidade de vida dos talentos das empresas. Neste artigo falamos mais sobre isso: (colocar link para “Colaboradores saudáveis e motivados devem ser uma prioridade estratégica para a empresa”). 

Conte com o Programa Empresa Consciente e o Grupo 5A para transformar sua organização para o futuro. 

O capital humano é a principal fonte de produtividade de uma empresa, mas nem sempre é encarado como tal. Por meio do Programa Empresa Consciente,  

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0