Já há algum tempo que especialistas do setor de RH e gestão de pessoas começaram a entender os benefícios das práticas de qualidade de vida se transformando em um processo de automotivação para a produtividade. Não temos como entrar no assunto sem falar de organizações como o Google, que foram divisores de água neste setor, com pioneirismo em boas práticas para maior saúde emocional dos colaboradores. Hoje, esses conceitos estão bem difundidos e foram aprimorados por programas como o Empresa Consciente, do Grupo 5A, que sistematizou as teorias e trouxe embasamento científico e estatístico. Hoje, é possível ver nos números os efeitos de uma política baseada no bem-estar da equipe, o que tornou a sua implantação uma prioridade estratégica para qualquer empresa que queira se destacar. Ao trabalhar aspectos emocionais e cognitivos dos colaboradores, o programa torna-os aptos a trabalhar com foco e concentração total, aplicando técnicas de “mindfulness”, ou “atenção plena”, e ferramentas de qualidade de vida.  

Um dos grandes diferenciais é a instalação, na própria sede da empresa, do o “Espaço Viva Consciente”, que reúne diferentes iniciativas em prol da saúde e bem-estar dos colaboradores, como Espaço de Equilíbrio e Descompressão, um ambiente leve, com pufes e fones de ouvido, onde o funcionário pode se libertar um pouco do stress e relaxar para recarregar as baterias. O programa também conta com a atuação de nutricionistas, fisioterapeutas e até educadores físicos. O objetivo é ajudar os colaboradores a fazerem melhores escolhas na hora de se alimentar, aliviar as tensões do dia a dia com massagens rápidas e disponibilizar um programa de exercícios que traga um estilo de vida mais ativo e saudável,  

Ao aplicarmos ferramentas como essas no próprio Grupo 5A conseguimos resultados visíveis. No prazo de um ano, nossa equipe de mais de 150 colaboradores registrou uma impactante queda de 30% no absenteísmo. Porém, ainda mais importante que os dados estatísticos é perceber a mudança visível no clima organizacional, mostrando a importância do equilíbrio físico e mental para produzir mais e melhor. 

E a sua empresa, está preparada para alcançar resultados assim? Venha conhecer o Programa Empresa Consciente!