Economia, tecnologia e inúmeros fatos sociais diferenciam os hábitos, costumes e comportamentos das gerações. Os jovens de hoje em dia em nada se parecem com aqueles da década de 70 ou 80. Pode-se pôr a culpa deste fenômeno na globalização ou até mesmo na internet, mas o fato é que essa mudança de mentalidade entre as faixas etárias está cada vez mais evidente e acelerada. Quem está terminando a faculdade tem uma visão de mundo e ambições diversos daqueles que estão no mercado há mais de 10 anos, que por sua vez também se diferenciam daqueles que estão há 25, 30 anos com carteira assinada. Para as empresas, urge compreender como cada um desses colaboradores pode desempenhar da melhor forma possível e como conciliar seus interesses ao que a empresa pode oferecer, além de intermediar as relações entre eles, muitas vezes também conflituosas. É um desafio e tanto! 

Alcançar bons índices de produtividade em uma equipe formada muitas vezes por colaboradores de até três gerações diferentes é o que a estratégia da empresa – presidência e vice-presidência – espera da sua camada de liderança, porém, é necessário que eles contem com ferramentas adequadas para essa gestão. Principalmente para quem está iniciando a trajetória profissional, chegando tecnicamente preparado ao mercado de trabalho, motivado em crescer rapidamente, mas ainda sem traquejo para o cotidiano, é preciso acalmar a ansiedade. Para isso, o Programa Empresa Consciente oferece iniciativas focadas em qualidade de vida, feedbacks rápidos e perspectiva profissional transparente. O objetivo é mostrar a este profissional o que ele tem que fazer e por quanto tempo deve fazer para alcançar um determinado resultado, transformando a sua ansiedade em determinação. Para ampliar o foco e a produtividade, são indicadas políticas que visam a promoção da sua saúde física e emocional. Já para as camadas de liderança, geralmente ocupadas por gerações anteriores e com uma visão mais consciente da sua jornada dentro da empresa, o programa traz ferramentas como a análise transacional, que agrega um maior controle emocional para a gestão eficiente da cadeia hierárquica sob a sua tutela (falamos em detalhes sobre as vantagens da utilização da análise transacional para a formação de bons líderes. Clique aqui para ver!). 

Uma relação harmoniosa entre colaboradores de diferentes gerações é importante para qualquer empresa que busque o máximo de produtividade. Saiba mais sobre as iniciativas do Programa Empresa Consciente e o que o Grupo 5A pode fazer pela performance da sua equipe!